terça-feira, 9 de setembro de 2008

Coincidência? Não, não existe coincidência...

Trago alguns links que apresentam textos que, de certo modo, estão intimamente relacionados à nossa viagem:

Primeiramente, uma idéia bem curiosa - Uma expedição levará carro movido a chocolate para África:

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2076587-EI300,00.html

Em seguida, aconselho que leiam esta reportagem (relativamente antiga) sobre um interessantíssimo "carro inteligente":

http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1667080-3586-769510,00.html

Por sua vez, este é um texto sobre a atual situação do Brasil quanto aos veículos elétricos de forma geral:

http://www.carbonobrasil.com/simplenews.htm?id=125369

Entretanto, há uma notícia que merece um destaque extremamente especial, a qual faço questão de reproduzir aqui. Então, por que tanta importância para esse texto? A resposta é simples: essa reportagem coloca as expressões "Kombi" e "CEFET" no mesmo contexto!!! \m/

Assim, vamos em frente:

UERJ e CEFET/RJ convertem Kombi para funcionar com motor elétrico e bateria

A partir de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Automobilística do CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – unidade Maria da Graça e o Grupo de Estudos de Veículos Elétricos - GRUVE da Faculdade de Engenharia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro está sendo desenvolvido um projeto de conversão de uma Kombi, modelo 82, de combustão interna para tração elétrica à bateria.

Para realizar a conversão, serão trocados alguns componentes do veículo. O motor, que anteriormente era a combustão interna, será um motor elétrico e o tanque de gasolina será trocado pelo banco de bateria.




Além disso, haverá um controle de inversor para controlar a velocidade. A velocidade máxima em pista horizontal não deverá ultrapassar a 80 km/h e será alcançada partindo do estado de repouso de forma suave, considerando de 0 a 50 km/h em 14s. A velocidade cruzeiro esperada é de 50 km/hora. Os detalhes sobre a bateria ainda não foram definidos, mas a previsão é de que, a cada recarga, ela garanta ao veículo uma autonomia de 70km.

“Até onde tenho conhecimento, esta é a primeira vez que se realiza uma conversão de veículo convencional utilizando motor elétrico de corrente alternada. O mais comum é ser feito com motor de corrente contínua”, afirmou Luiz Artur Pecorelli Peres, professor da UERJ.

A conversão do veículo está prevista terminar em setembro deste ano, quando participará da exposição no evento VE 2007, no Rio de Janeiro, realizado pela ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico e pelo INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética nos dias 25 e 26 de outubro e também na EXPOTEC RIO’2007, no mesmo mês.

Dentre os patrocinadores do projeto está a WEG Equipamentos Elétricos S. A., a maior fabricante de motores elétricos da América Latina e uma das mais importantes do mundo, que fornecerá o motor elétrico, o inversor, a pintura da Kombi e o suporte técnico para a adequação dos componentes. Outra empresa patrocinadora é a Saturnia Sistemas de Energia LTDA, que ofereceu as baterias para o veículo elétrico. O projeto conta ainda com o apoio da ABVE, que inclui a divulgação e busca de patrocínio.

A distância geográfica entre entidades que realizam o projeto tem sido uma das dificuldades do projeto

Para Pecorelli, algumas das grandes dificuldades na realização do projeto foram as buscas por apoios e patrocínios, além da distância entre as diversas entidades que estão desenvolvendo o programa.

“O Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletroquímicas da UERJ fica em São Cristóvão e o núcleo automotivo do CEFET-RJ está em Maria da Graça. As distâncias são ainda maiores quando se trata dos patrocinadores. A WEG está em Santa Catarina e a SATURNIA em São Paulo”, afirmou o professor.

O grupo montado por alunos e professores do CEFET-RJ ficou encarregado da preparação do veículo para a conversão, como a recuperação da estrutura, retirada dos componentes que não serão utilizados após a conversão, montagem do novo sistema e do licenciamento do veiculo (leia Entidades discutem procedimentos para registro de veículo elétrico junto ao DETRAN).

Para a equipe do GRUVE/UERJ coube a análise de desempenho visando adequar o dimensionamento dos novos componentes, os contatos com patrocinadores para o seu fornecimento e os procedimentos de testes.

Proposta inicial era somente de recuperar a estrutura física do veículo

De acordo com Washington da Costa, professor do CEFET-RJ, a iniciativa começou simplesmente com a pretensão de que a Kombi fosse estruturalmente recuperada pelos alunos do curso técnico de Automobilística da instituição, sem nenhuma perspectiva de alterar o funcionamento do motor.

“Posteriormente, verificamos que a Kombi poderia ser utilizada para desenvolvimento de um projeto de conversão de veiculo a combustão interna para tração elétrica e decidimos mudar o rumo do projeto inicial”, explicou Washington.

A nova Kombi com motor elétrico à bateria será utilizada, dentre outras coisas, para transporte de pessoas e cargas entre as duas instituições organizadoras do projeto, bem como em exposições, desfiles e mostras educativas.

Para Pecorelli e Washington, a iniciativa também é importante já que poderá incentivar novas pesquisas na tecnologia de conversão de veículos convencionais para elétricos, além de apontar benefícios energéticos e ambientais.

“É importante porque podem surgir outras iniciativas que aprimorem o que nós estamos fazendo. O maior retorno é saber também que pessoas estão se preocupando com questões do meio ambiente”, garantiu Pecorelli.


Novamente, pedimos a participação de todos, seja fazendo críticas ou dando sugestões.

Sds.,

Carlyle Câmara Jr.

4 comentários:

DiegoDotta disse...

A idéia é ótima, mas não sei se combina com uma viagem pela américa do sul galera, :/... até gasolina será dificil de encontrar em alguns percursos, energia elétrica então.. :/

Ahhh não ser que coloquem a galera que não está dirigindo para pedalar e gerar energia, hehehehehe...

Outra coisa que é preciso ficar atento, a kombi é guerreira mas cada peso a mais significa menos economia, espaço e velocidade.

Boa sorte galera! Nos vemos por esse brasilzão.

Unknown disse...

Não será fácil, mas a nós vamos tentar dar um jeito, afinal, temos a proposta de achar soluções ou colocar em prática algumas que só existem na teoria. Enfim, obrigado Diego, com certeza isso será levado em consideração.

Até mais!

Unknown disse...

Achei essa idéia de viajar pela América Latina ótima. Espero que dê tudo certo e desejo muito boa sorte pra vocês.

Unknown disse...

Opa!!

Muito obrigado pela participação, Fabíola! De fato, o apoio é fundamental para o sucesso de nossa empreitada! Assim, por favor, acompanhe as atualizações do blog.